Skip to content

Motivos para trocar o Hd por um Ssd

Hd-vs-Ssd-para-apple-macbook-imac-mac-mini

14 Razões para Trocar de HD para SSD no PC

Quando o SSD apareceu no mercado há alguns anos, sua tecnologia impressionava aquelas que estavam cansados das limitações dos HDs comuns, mas o novo drive ainda era inviável para a maioria das pessoas. Os maiores problemas consistiam de certos aspectos: pouco espaço de armazenamento, pouco conhecimento do produto e o preço elevado. Com o passar do tempo, a tecnologia foi evoluindo e mais empresas foram criando seus próprios SSDs com mais espaço e com menos custo. Hoje em dia, as vantagens em relação aos HDs é ainda mais perceptível e você pode conferir as nossas 14 principais razões para trocar o seu drive velho por um SSD no PC logo abaixo!

1. É mais rápido
O motivo mais óbvio para usar um SSD é que ele extremamente mais rápido que um HD comum. Na verdade, ele chega a ser 100 vezes mais rápido para acessar os arquivos armazenados nele do que um HD.

Isso faz com o seu sistema operacional se inicie em pouco tempo e com que softwares consigam rodar sem qualquer engasgo ou lentidão. Se parar para pensar no tempo total que você gasta na frente do PC esperando um programa abrir ou fazer uma ação mais pesada, é de se imaginar que a diferença será bem perceptível.

2. Facilita as multitarefas
Como mencionamos acima, o SSD é mais rápido e potente, o que também facilita quem precisa lidar com múltiplas tarefas no PC todos os dias. Isso significa que será possível usar um software de edição enquanto se navega na internet e ouve músicas no Spotify sem perceber qualquer lentidão. Tudo isso graças ao pouco tempo que o SSD leva para acessar todos esses arquivos.

3. Economiza sua bateria
Se você possui um notebook, temos certeza que em muitas situações a bateria acaba deixando a desejar, especialmente depois de alguns meses de uso. Parte disso se deve ao uso elevado de softwares mais pesados, mas temos que levar em consideração que o próprio HD consome bem mais energia do que você imagina.

Já o SSD conta com a vantagem de não ter nenhuma parte mecânica tendo que girar constantemente e pode oferecer uma boa economia de bateria ao seu PC.

4. Não aquece com facilidade
Por ser uma peça mecânica, o HD está em constante movimento e isso pode causar um aquecimento excessivo em certas ocasiões. Esse aquecimento pode ser sentido especialmente por quem possui notebooks, mas o real problema é que isso pode causar danos ao longo prazo.

Como o SSD não tem qualquer parte mecânica e nem partes que precisam se movimentar, ele obviamente não conta com problemas de aquecimento. É claro que ele ainda emitirá calor, mas não da mesma forma.

5. Não é frágil
Aqui vai outro problema para quem tem um notebook, já que é comum acabar quebrando ou danificando o HD com uma simples queda do aparelho ou mesmo com uma batida leve na parte de baixo do computador.

Isso acontece porque geralmente esses danos ocorrem exatamente quando o disco interno do HD está rodando para acessar alguma informação ou arquivo. No meio do processo, o seu leitor pode entrar em contato brusco com o disco e estragar o HD de forma irreparável.

Como o SSD não é mecânico, isso não acontece e ele acaba sendo bem mais resistente mesmo em quedas ou batidas. É claro que não recomendamos que não tenha cuidado com o SSD, mas ele certamente tem mais chances de sobreviver à pequenos acidentes como esses.

6. Uso flexível
O bom do SSD é que seu uso é bem flexível e pode se ajustar facilmente para o que você precisa no dia a dia. Se não quiser substituir seu HD por ele, você pode simplesmente usá-lo como um flash drive para realizar certas tarefas com mais agilidade, por exemplo.

7. Bom para jogos de PC
Se você gosta de jogar games no PC, não há uma maneira melhor de fazer isso do que com um SSD. Jogos instalados nele serão lidos bem mais rápidos e terão tempos de carregamento menores.

Isso também pode ajudar na melhoria da performance geral do game, desde que você tenha os outros componentes necessários para rodá-lo, é claro.

8. Longevidade
Como o HD é uma peça mecânica e bem frágil, não dá para confiar tanto na sua longevidade e durabilidade, mesmo se for bem cuidado ao longo dos anos. Com um SSD, você terá uma garantia bem melhor e a certeza de que não precisará gastar dinheiro constantemente ao ter que trocar essa peça.

9. Menos barulho
Como o SSD não tem partes que se movimentam constantemente como o HD, você nunca mais ouvirá aquele barulho chato de disco girando dentro do PC. Isso pode ser especialmente útil quando estiver usando o PC à noite e não quiser incomodar ninguém com barulho excessivo.

10. Fácil de instalar
Trocar um HD por um SSD pode parecer super complicado para quem mal teve que trocar um HD do computador na vida, mas é bem mais fácil do que você imagina.

Basta desligar o PC, abrir sua caixa ou a tampa (se for um notebook), remover o HD com cuidado e inserir o SSD no lugar. Caso duas entradas, você pode até usar o SSD junto com o HD.

11. Os preços estão diminuindo
Um dos maiores pontos negativos do SSD sempre foi o seu preço. Por se tratar de uma tecnologia relativamente nova e tão mais eficiente que seu antecessor, é claro que ele acaba sendo bem mais caro.

Felizmente, com mais empresas produzindo seus modelos de SSD no mercado e com a tecnologia se tornando mais comum, esses preços estão finalmente caindo. Ainda não é algo barato, mas é mais acessível e fácil de comprar com um pouco de planejamento.

12. Há mais modelos disponíveis
Como mencionamos logo acima, mais empresas estão fazendo diversos modelos de SSD, o que aumenta a diversidade da peça e o número de opções que você terá ao comprar um.

Desta forma, você pode pesquisar diferentes marcas e quantidades de armazenamento em vez de ficar preso a um único modelo confiável como acontecia há alguns anos.

13. Dá para usar um HD em conjunto
Se não estiver contente com as opções de armazenamento baixas do SSD atualmente, você pode fazer algo bem simples: use um HD em conjunto. Isso pode ser feito no desktop se ele possui duas entradas para drives ou em um notebook ao se utilizar um HD externo.

Desta forma, você pode instalar todos os programas no SSD enquanto armazena os arquivos (sejam documentos, fotos, vídeos, etc) no seu HD.

14. Não há magnetismo
comprar disco SSD
A maneira que o HD funciona depende totalmente do magnetismo, seja para ler ou para escrever novos dados em seu disco mecânico. O maior problema disso é que um magnetismo mais intenso (como de imãs mais fortes) pode simplesmente apagar toda a informação contida em um HD. O SSD não depende do magnetismo e nem é afetado por ele, não correndo o mesmo risco obviamente.

O que achou do SSD em comparação ao HD?
Deu para ter uma noção melhor dos motivos pelos quais é melhor trocar o seu HD antigo por um SSD?

Fonte: https://www.apptuts.com.br/tutorial/windows-pc/razoes-trocar-de-hd-para-ssd-no-pc/

Deixe sua opinião

1
Olá, 👋
Posso te ajudar?
Powered by